Flamengo e Franca se enfrentaram nessa quinta-feira (05), no ginásio Pedrocão, o “Templo do Basquete”, em Franca-SP. Buscando a primeira vitória na competição, e buscando manter o tabu de nunca ter perdido para Franca em São Paulo, o técnico José Neto mandou para a quadra o seguinte quinteto: Rafa Luz, Marquinhos, Rafael Mineiro, Jason Robinson e Meyinsse. Já o técnico francano, Lula Ferreira, mandou a quadra: Nezinho, Schneider, Bruno, Antônio e Thiago Mathias.
No primeiro quarto, a equipe da casa começou melhor e abriu 9 a 4, aproveitando os erros nos arremessos de três pontos do Flamengo. Mas ao priorizar o jogo interno, o rubro-negro logo equilibrou a partida, e cortou a vantagem para um ponto, 9 a 8. Mas após uma falta técnica atribuída para o banco do Mengo, Franca novamente aproveitou para abrir vantagem, 14 a 8, após duas jogadas de Thiago Mathias. Novamente, o Orgulho da Nação reagiu, graças à uma defesa mais agressiva, e cortou para um ponto, novamente, no fim do quarto, Franca 22 x 21 Flamengo. Com destaque para Rafa Luz, responsável por quatro assistências no período.
No segundo quarto, o ala Marquinhos logo empatou a partida com uma bola de três, 24 a 24, e com menos de três minutos no quarto, após sete pontos seguidos de Olivinha, o Flamengo passou a frente pela primeira vez na partida, 31 a 27. Após isso, a equipe paulista acordou e virou o placar faltando 3 minutos para o intervalo, 37 a 35, forçando o pedido de tempo do José Neto. Após o pedido de tempo, JP Batista continuou seu bom jogo, marcando cinco pontos seguidos, e dando um tocaço em Antônio, fazendo com que o Lula Ferreira parasse o jogo faltando menos de dois minutos, 44 a 39. Franca até tentou reagir, mas o rubro-negro manteve a vantagem e foi para o intervalo vencendo por 45 a 41, Flamengo 24 a 19 no quarto. Destaques para JP Batista e Olivinha que anotaram seis e nove pontos, respectivamente, e para Rafael Luz que pegou quatro rebotes no quarto.
Na volta do intervalo, o Flamengo voltou errando os primeiros quatro arremessos, e só pontuou com dois lances livres de JP Batista, mas ampliou a vantagem para nove pontos, 54 a 45, aproveitando uma boa marcação defensiva e forçando mais um tempo de Lula Ferreira. Após o tempo, Luz deu sua sétima assistência na partida para Robinson marcar sua segunda bola de três seguida, e o Mengão abrir 57 a 45, na metade do quarto. O jogo foi parado, após um vazamento de gás que adentrou o ginásio do Pedrocão, causando sustos nos torcedores que tiveram que deixar o ginásio. Após tudo estar resolvido, o rubro-negro continuou melhor e aproveitando o nervosismo e os muitos erros de Franca, e foi para o último quarto com a partida praticamente ganha: 67 a 48, Flamengo 22 a 7 no quarto. Destaques para Jason Robinson que anotou 9 pontos no quarto, e para Rafael Mineiro, Jason Robinson e JP Batista que pegaram quatro rebotes cada.
No último quarto, o Flamengo continuou sendo o senhor da partida, e aproveitou um início de quarto, com uma corrida de 9 a 2, para abrir 76 a 50, forçando outro pedido de tempo do Lula. Após o tempo, o Mengo deu uma aliviada, mas nada que ameaçasse a gigante vantagem do Orgulho da Nação, 79 a 57. A partir daí só restou ao FlaBasquete administrar a vantagem e vencer a primeira no NBB: 89 a 65, Flamengo 22 a 17 no quarto. Destaque para Marquinhos que anotou seis pontos no quarto.
A próxima partida do Orgulho da Nação é no dia 13/11 contra o Rio Claro, no ginásio Hélio Maurício na Gávea, às 20h. Transmissão in loco do mundorubronegro.com e @MRN_CRF.
Destaques:
Flamengo:
Pontos: JP Batista com 18 pontos
Assistências: Rafael Luz com 6 assistências
Rebotes: Rafael Luz com 7 rebotes
Franca:
Pontos: Isaac com 14 pontos
Assistências: Nezinho com 7 assistências
Rebotes: Bruno e Thiago Mathias com 5 rebotes