Chegando na reta final do Campeonato Brasileiro, a CBF definiu Vinícius Gonçalves Dias Araújo como o árbitro de Flamengo x Fluminense. O duelo, válido pela 28ª rodada, ocorre neste sábado, às 19h, no Maracanã.
Aos 43 anos, o árbitro paulista terá o auxílio dos conterrâneos Neuza Inês Back (FIFA) e Alex Ang Ribeiro. Felipe da Silva Gonçalves Paludo completa a escala de campo como quarto árbitro.
Na cabine de vídeo, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP) comanda o VAR ao lado de Fábio Rogério Baesteiro (SP) e Marcos André Gomes da Penha (ES).
Leia também: Análise: O Flamengo de Renato Gaúcho é difícil de ver jogar
Desempenho do árbitro de Flamengo x Fluminense
Com uma boa média de jogos na atual temporada, Vinícius Gonçalves Dias Araújo esteve presente como árbitro principal em 23 jogos e aplicou 102 cartões amarelos. Três desses levaram a aplicação do cartão vermelho.
Portanto, o árbitro de Flamengo x Fluminense possui uma média padrão de cartões em comparação com outros juízes do futebol brasileiro. Em números, Vinícius aplica cerca de 4,3 amarelos por jogo.
No Campeonato Brasileiro, foram seis partidas e 27 cartões. Nesse sentido, o árbitro parece manter seu critério em diferentes competições.
Árbitro já apitou Fla-Flu
Vinícius Gonçalves Dias Araújo apitou quatro jogos do Flamengo no decorrer da sua carreira. O primeiro foi um Flamengo x Fluminense, válido pelo primeiro turno do Brasileirão de 2017.
Na ocasião, o Mais Querido conseguiu o empate no último lance com chute de Trauco, que contou com ajuda de “montinho artilheiro”. Durante a partida, Vinícius aplicou seis amarelos para jogadores do Flamengo. Para o rival, apenas o volante Mateus Norton saiu amarelado.
Além disso, o árbitro não assinalou pênalti de Scarpa em Rodinei. Na época, o meia tricolor puxou a camisa do lateral na grande área, mas nada foi marcado.
Mesmo assim, o árbitro desse e do próximo Flamengo x Fluminense comandou outros três jogos do Mengão. Três vitórias: Flamengo 2×0 Sport, Flamengo 1×0 Chapecoense e Flamengo 4×0 Grêmio.
O último ocorreu na atual edição de Copa do Brasil, nas quartas de final. Com um a menos, o Flamengo amassou o rival e marcou seus quatro gols já na segunda etapa.