Costumeiramente as Datas FIFA contam com dois duelos entre seleções. Contudo, a FIFA anunciou rodada tripla para os meses de setembro e outubro e o Flamengo ligou o alerta.
A decisão se deu pela necessidade de realocar jogos que seriam disputados em março. Essas partidas não puderam ser realizadas devido ao aumento de casos da covid-19.
Diante disso, a FIFA também aumentou a quantidade de dias do período de 9 para 11.
O Rubro-Negro se preocupa por ter diversos atletas selecionáveis, como Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabigol, Isla e Piris da Motta.
Jogos do Flamengo dentro das datas FIFA
A sequência de jogos com os dois dias e uma partida a mais impostos pela FIFA ainda não foram divulgados.
De momento os jogos serão nos dias 02 e 07 de setembro e 07 e 12 de outubro. Contudo, há a previsão de que essa seja a agenda da seleção brasileira:
Caso se concretize o Flamengo pode ter desfalques em seis duelos. O principal deles pode ser o duelo decisivo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, que deve acontecer dia 01 ou 02 de setembro.
Os outros jogos seriam Atlético-GO (05) e, talvez, Palmeiras (11) em setembro; RB Bragantino (06), Fortaleza (10) e Juventude (13) em outubro. Todos são pelo Campeonato Brasileiro.
Além disso, em caso de classificação para a semifinal da Copa do Brasil, a partida de ida também deve acontecer dentro da data FIFA de outubro.
Possibilidade de adiamento
Há chances, no entanto, de o Flamengo conseguir adiar alguns dos jogos, como aconteceu no início do Brasileirão.
Os jogos contra Grêmio e Athletico foram remarcados devido ao alto número de jogadores com sua seleções.
Todavia, conforme os meses passam, o calendário fica mais apertado e com menos datas disponíveis para realocar partidas adiadas.
Esse fator deve ser um complicador, especialmente porque o Flamengo disputa – e pretende chegar longe – três competições simultâneas: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
O tema foi abordado em bate-papo da FlaTV com Marcos Braz e Bruno Spindel e o vice-presidente de Futebol respondeu:
– O presidente Rodolfo Landim, no começo do campeonato, conseguiu botar dois jogos do Flamengo para que a gente jogasse depois. O presidente tem boa relação lá (na CBF) e a gente confia nele e na boa relação que ele tem para que ele possa dirimir esse problema. As pessoas têm que entender que em qualquer lugar do mundo, qualquer time que perde 4 ou 5 jogadores com da posição de titular vai sentir e com o Flamengo não vai ser diferente – pontuou Marcos Braz que ainda concluiu:
– Tem o calendário e as situações históricas em relação a não ter data e o que for possível tenho certeza absoluta que será feito.
Assista o trecho no vídeo a partir dos 38 minutos: