Em coletiva de imprensa após a virada por 2 a 1 sobre a Chapecoense, na noite deste domingo (11) no Maracanã, Maurício Souza explicou as mudanças no Flamengo. De acordo com o treinador interino, a ideia inicial era pensando num adversário fechado. Entretanto, sem criação, precisou “abrir” pelos lados e buscar velocidade com Michael, autor do gol da vitória. Com o triunfo, o Rubro-Negro chegou à oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos. Mas ainda com dois jogos a menos.
LEIA MAIS: Mauro Cezar Pereira explica como Renato Gaúcho pode ter sucesso no Flamengo
Segundo Mauricinho, a estratégia antes do confronto era de que a Chape utilizasse cinco jogadores na defesa. Contudo, o Flamengo acabou ficando lento e sem criar. Deste modo, buscou tirar Rodrigo Muniz e colocar Michael, herói da partida com um golaço:
“Imaginei jogar com dois atacantes, porque eles poderiam vir com a linha de cinco, mas também de fecharam muito por dentro. Ficamos sem espaço para jogar entre linhas. Precisava de velocidade pelos lados, não foi fácil, mas optamos pelo Michael para termos velocidade pelo lado”, explicou Maurício Souza.
No entanto, o interino revelou que Renato Gaúcho sugeriu algumas mexidas na equipe. Mas sem dar detalhes, afirmou que o contato entre eles de fato aconteceu apenas para o confronto e não antes da partida:
“Na preparação, não. O treino foi no sábado e o Renato acertou na noite de sábado. O Renato ajudou durante o jogo. Sugeriu algumas coisas. Ele é um cara que é presente e já começou a trabalhar hoje. O Renato conhece bem a equipe do Flamengo. Não é esse jogo que vai dar impressão para ele. O grupo está muito bem entregue e é vencedor. Tenho certeza fará um grande trabalho”, disse Mauricinho.
Maurício Souza disse acreditar nas capacidades de Michael
O grande herói da partida foi o meia-atacante Michael. Com um golaço, o jogador, que vem sendo alvo de críticas da torcida e imprensa, sacramentou a vitória. Mas para Maurício Souza, ele nunca duvidou das capacidades do jogador:
“Isso que a gente espera do Michael. Quando ele veio para o Flamengo é porque apresentou tudo isso no outro clube. Sabemos da capacidade. Resgata o potencial e ele mostrou que é capaz de ajudar. É um garoto espetacular e que trabalha muito”, afirmou.
Treinador do sub-20 do Flamengo, Mauricinho relacionou o atacante Lázaro, da base rubro-negra. O jogador não vinha sendo aproveitado por Rogério Ceni. Contudo, o interino explicou a convocação para o jogo:
“Ainda não houve conversa com Renato mas sei que ele conhece o Lázaro. Ele tinha uma lesão, limitou um pouco ele. Agora tá recuperado, tem melhorado os números físicos dele. Tem um potencial incrível, sabemos que pode estar ajudando”, destacou o técnico.
Novamente chamado como treinador temporário, Maurício Souza evitou falar em dar dicas para Renato Gaúcho. Mas afirmou que o novo técnico encontrará um grupo pronto para voltar a vencer:
“Renato nem precisa de dicas, mas é tratar o grupo com carinho. É um grupo vitorioso, que se incomoda quando não atua bem. Estão se cobrando porque poderiam ter jogado melhor. Ele é extremamente vencedor. Trate com carinho porque eles querem sempre vencer”, finalizou.